Categorias
Sem categoria

THE WALKING LIBRARY- Já ouviu falar?

Recentemente, eu vi no instagram da professora @profa.isabelleanchieta uma
fotografia que me chamou muitíssima atenção, por razões óbvias: uma biblioteca ambulante, em Londres, na década de 1930. A curiosidade veio por ser uma mulher (época em que o machismo reinava), carregando esses livros e a maneira como os carregava. Indo mais a fundo, a imagem vinha com a seguinte legenda: “THE WALKING BIBLIOTECA: Londres, Inglaterra – Os críticos estão sempre comentando que nós, neste país, estamos muito atrás dos países europeus quando se trata de pegar livros emprestados em bibliotecas. Bem, essa garota empreendedora em Rumsgate resolve o problema levando seus livros em uma prateleira amarrada às costas pelas ruas e, de porta em porta, as pessoas podem pegá-los emprestados por uma semana ao preço de dois pence”.

Antes da legenda, eu me questionei tantas coisas: o peso desses livros, o que a levou fazer esse gesto, se alguém a “obrigou a fazer isso” e a satisfação que ela deve ter sentido em promover a leitura. Eu tb me perguntei se eu teria coragem de fazer isso (acho que não, porque não tenho resistência com peso. rsrsrs)

O fato é que esta imagem me remeteu ao espírito de uma Biblioteca Solidária, que independentemente de ser grande ou pequena, o essencial é o livro poder circular, proporcionar que as pessoas leem aquilo que as interessam e assim vão abrindo horizontes e, quem sabe, sonhos e possibilidades?

Fonte: https://www.smithsonianmag.com/smart-news/a-brief-history-of-taking-books-along-for-the-ride-180959116/

fb_img_1599267506322

Por livrolandiacontagem

Mineira de Belo Horizonte, a jornalista e escritora Paula Emmanuella Fernandes sempre procurou agregar suas atividades e conhecimentos em ações transformadoras da realidade social. A antiga paixão pelas artes cênicas foi concretizada com a formação no Canadá e, no Brasil, em trabalhos de monitoria com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s